Última reunião do ano

Neste sábado, 7 de outubro, o Colégio Acadêmico da Academia de Letras e Artes de Paranavaí realizou nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Julia Wanderley a última reunião ordinária do Colégio Acadêmico no ano de 2017.

Vários assuntos foram tratados, dentre os quais: o lançamento da Antologia “Doe versos. Transplante poesia. Compartilhe vida!“, publicado pela Editora Autografia; a sessão solene de entrega da premiação do II Concurso ALAP “Paranavaí Literária”, programada para a tarde do dia 28 de outubro, no Lar Vicentino de Paranavaí; a aprovação do troféu que está sendo confeccionado para as próximas edições do Concurso ALAP “Paranavaí Literária”; e a Assembleia Geral Ordinária para eleição dos novos dirigentes para o biênio 2018/2020.

No tocante à Assembleia, decidiu o Colégio Acadêmico acolher a sugestão da Presidência para seu adiamento e, por isso, será realizado no dia 11 de novembro, às 14h30, nas dependências da Biblioteca Pública Municipal Julia Wanderley.

Publicado em Academia | Com a tag | Deixe um comentário

Setembro Verde Literário

Aconteceu na manhã do dia 23 de setembro uma intervenção literária promovida pela Academia de Letras e Artes de Paranavaí e a CIHDOTT da Santa Casa de Paranavaí, e com o apoio cultural do SESC.

Auxiliados por integrantes do grupo da terceira idade do SESC, a equipe da CIHDOTT e acadêmicos da ALAP percorreram as vias principais da cidade, e também os canteiros da Praça dos Pioneiros, afixando nas árvores, com cordões verdes, os poemas e as crônicas inscritas no I Concurso ALAP “Paranavaí Literária”, realizado em 2016.

A intervenção literária foi realizada como campanha de esclarecimento e conscientização da comunidade sobre a importância de se falar sobre a doação de órgãos, o que acontece todos os anos no Setembro Verde.

Veja fotos da intervenção literária na galeria de imagens.

Publicado em Academia, Cultura, Eventos, Poesia | Com a tag , , , , | Deixe um comentário

Diálogos na Sala da Academia

No dia 21 de setembro aconteceu, no miniauditório do SESC Paranavaí, o “Diálogos na Sala da Academia”, um bate-papo sobre literatura, cidade e comunidades, com os acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Paranavaí e alunos do Curso de Letras da Unespar, em que foi abordada a importância da interação entre o escritor e o artista com a comunidade na qual está inserido.

Neste sentido, a ALAP lançou seu concurso literário, propondo refletir sobre temas de cunho social a cada nova edição. Assim, promoveu em 2016 o I Concurso Alap “Paranavaí Literária” em que o tema versou sobre a doação de órgãos, com a importante parceria firmada com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), da Santa Casa de Paranavaí.

Em razão do tema da primeira edição do concurso, participaram do evento, como convidadas da Academia, a assistente social Andreza Melo e a enfermeira Aline Barbieri, ambas integrantes da Cihdott da Santa Casa de Paranavaí.

Em 2017, está em andamento o II Concurso Alap “Paranavaí Literária”, versando sobre o tema “O idoso e a arte de envelhecer“, e o slogan “A arte é longa. A vida é breve. O tempo é síntese!“.

Com esta iniciativa, a Academia busca se aproximar da comunidade a fim de propor uma reflexão sobre o papel da sociedade nas transformações necessárias para uma vida melhor.

Para visualizar as fotos do evento, acessem a galeria de imagens.

Publicado em Academia, Acadêmicos, Cultura, Eventos | Com a tag , , | Deixe um comentário

308 Nanocontos

Aconteceu no anoitecer do dia 21 de setembro, no miniauditório do SESC, o lançamento de 308 Nanocontos, a mais recente obra do escritor, contista, poeta, cronista e acadêmico Renato Benvindo Frata.

Publicado pela Editora Autografia, o livro, como diz o título, é composto por 308 nanocontos. Os textos apresentados na obra contêm até 100 caracteres, contando-se as letras, os espaços entre palavras e a pontuação, mas desprezando-se o título que não é necessário nos nanocontos.

Os nano (do grego nánnos, “excessiva pequenez”) são textos anões, enxutos, com princípio, meio e fim, porém buscam a atenção do leitor para envolvê-lo no contexto. Cabe ao leitor sua imersão ao conteúdo para que lhe dê conformação e entendimento. Um exercício de síntese para brincar à vontade.

Por que 308? O “8” na capa se encontra deitado, na posição horizontal e simboliza o infinito, a eternidade; e a miscelânea de temas mostram, sem preocupação de continuidade, a liberdade quando focam assuntos diversos.

 

Dados Técnicos

Autor: Renato Benvindo Frata
Editora: Autografia
ISBN: 978-85-518-0495-7
Número de Páginas: 164
Número Edição: 1
Ano Edição: 2017

Veja fotos do lançamento na galeria de imagens.

 

Publicado em Acadêmicos, Eventos, Livros | Com a tag , , | Deixe um comentário

O passeio de Dona Serafina

Aconteceu na tarde do dia 21 de setembro, como parte da programação da 36ª Semana Literária do SESC, o lançamento do mais novo livro infantil do advogado, escritor, poeta, contista, cronista e acadêmico Renato Benvindo Frata, apresentado pela também escritora de livros infantis e membro da ALAP, professora Cidalina Moderno Neves.

Trata-se de conto infantil próprio para crianças em fase de alfabetização. É o segundo livro de um projeto de cinco histórias que têm a Barata Serafina como personagem principal. Durante seu passeio, encontra outros insetos que, ao saberem que ela sabe escrever, pedem que os ensine. O livro permite que o leitor interaja com o texto possibilitando que a criança aprenda a escrever nomes de vários insetos. Lúdico e muito divertido.

O livro foi publicado pela Editora Autografia.

Dados Técnicos

Autor: Renato Benvindo Frata
Editora: Autografia
ISBN: 978-85-518-0496-4
Número de Páginas: 30
Ano Edição:2017

Veja imagens do lançamento na galeria de imagens.

Publicado em Acadêmicos, Cultura, Eventos, Livros | Com a tag , | Deixe um comentário

36ª Semana Literária do SESC

A Academia de Letras e Artes de Paranavaí estará participando da 36ª Semana Literária do SESC, que acontece de 18 a 23 de setembro.

A programação completa pode ser vista no sítio do SESC Paranavaí.

No dia 21/09, às 15h, o escritor Renato Benvindo Frata, acadêmico fundador, primeiro presidente e presidente de honra da ALAP, fará o lançamento de seu livro infantil Passeio de Dona Serafina, e às 19h30, lançará 308 Nanocontos.

No mesmo dia, às 20h30, no miniauditório do SESC, acontece o Diálogos na sala da Academia, um bate-papo com acadêmicos da ALAP sobre o tema literatura, cidade e comunidades, em que será abordada a importância da interação entre o escritor ou o artista com a comunidade na qual está inserido. Neste sentido, a Academia traz como proposta a realização do Concurso ALAP “Paranavaí Literária”, com um novo tema de cunho social a cada edição.

No dia 23/09, sábado, fechando a semana literária, acontece às 09h a Intervenção Literária Setembro Verde, realização da ALAP juntamente com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Paranavaí. A intervenção literária consistirá em afixar nas árvores das ruas e praças da cidade, com cordões verdes, textos selecionados das crônicas, poemas e microcontos inscritos no I Concurso ALAP “Paranavaí Literária”, realizado em 2016, como forma de conscientizar a comunidade para a importância de se falar a respeito da doação de órgãos.

No mesmo dia, às 10h30, lançamento da Antologia Doe versos. Transplante poesia. Compartilhe vida!, com textos selecionados do I Concurso ALAP “Paranavaí Literária”.

Publicado em Academia, Cultura, Eventos | Com a tag , , | Deixe um comentário

Reunião do Colégio Acadêmico

Em reunião realizada neste sábado, 5 de agosto, o Colégio Acadêmico da ALAP deliberou sobre diversos e importantes assuntos, dentre os quais a comemoração do 9º aniversário de instalação da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, que acontecerá no próximo dia 2 de setembro.

A Academia foi fundada em 2007, tendo como marco inicial a data de 3 de março, e instalada no ano seguinte, no dia 29 de agosto. (A história da Academia poderá ser lida em página deste sítio).

Para celebrar a data, a ALAP realizará no dia 2 de setembro o II Sarau da Academia, com poemas de Altair Cirilo dos Santos e outras atrações. A programação completa será brevemente divulgada.

Outra importante decisão foi a publicação da obra antológica do I Concurso ALAP “Paranavaí Literária”. O lançamento do livro ocorrerá em breve e será um marco na história da Academia, e dará uma importante contribuição à literatura brasileira, mas principalmente do Paraná e da microrregião de Paranavaí.

Publicado em Academia | Com a tag , | Deixe um comentário

Adágio, de Altair Cirilo

Adágio

Altair Cirilo dos Santos

aquele que tiver cabeça
atire a primeira pedra

aquele que incendeia sóis
não cuidando que os sonhos
apodrecem mais depressa
e o lodo encontra seu cultivo
atire a primeira pedra

aquele que alucina o amor
em precipício, selva de urze,
leito de sal e punhal,
atire a primeira pedra

aquele que fustiga a noite
tal mula sem cabeça
ou girassol no vendaval
atire a primeira pedra

eu não atiro a primeira pedra
minha cabeça gravita
ora aqui, ora na galáxia
ora aqui, ora no oceano
ora aqui, ora no inefável

não atiro a primeira pedra
prefiro acalentar luas
e com luares acender amores

meu amor se ancora na brisa
de uma voz
navega na chama indecisa
de um olhar

meus sonhos desabrocham
como pássaros

a minha noite é uma suave mão
em concha

não atiro sequer a última pedra

(Do livro Viagens, Curitiba/PR : Secretaria do Estado da Cultura, 2011)

Publicado em Acadêmicos, Poesia | Com a tag , | Deixe um comentário

Femup bate novo recorde

As inscrições para o 52º Femup (Festival de Música e Poesia de Paranavaí) terminaram no último domingo (30) e o Festival bateu o recorde do ano passado em trabalhos recebidos. No total, foram 1.294 inscrições, 35% a mais que em 2016. Este ano, o Femup recebeu inscrições de obras inéditas de 5 países.

“O número de inscrições recebidas mostra o prestígio que o Festival tem no circuito nacional e também internacional. Vem gente de todos os lugares do país com muitos trabalhos bons. Este ano recebemos inscrições de 350 cidades de todos os Estados brasileiros, inclusive o Distrito Federal, além de trabalhos vindos da França, Alemanha, Portugal e Japão. O Femup é hoje uma vitrine para os artistas de todo o Brasil e estamos com uma expectativa muito boa com relação ao nível das apresentações este ano”, comenta o presidente da Fundação Cultural, Amauri Martineli.

As comissões julgadoras de cada categoria terão bastante trabalho pela frente para avaliar as 635 poesias, 383 contos e 276 músicas inscritas para o 52º Femup. Só na Regional de Cultura, que compreende os municípios da Amunpar, foram 107 trabalhos inscritos (50 poesias, 39 músicas e 18 contos). Ao final das avaliações, serão selecionadas 24 músicas, 12 poesias e 8 contos. Os resultados serão divulgados no dia 6 de outubro no site www.femup.com.br

Cada artista classificado para a fase nacional terá direito ao troféu Barriguda, R$ 1,5 mil, dez antologias, além de alimentação e hospedagem custeadas pela Fundação Cultural. Na categoria regional, o prêmio é de R$ 1 mil. E Cada um dos 12 declamadores selecionados no 23º Festival Zé Maria de Declamação vai ser premiado com R$ 600.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paranavaí

Publicado em Cultura, Eventos | Com a tag , , , , | Deixe um comentário

Posse do Conselho Municipal de Política Cultural

A Academia de Letras e Artes de Paranavaí se fez representar por seu presidente, o acadêmico José A Cauneto, na solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural, recentemente eleita.

O evento ocorreu no gabinete do Prefeito Municipal Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), que na ocasião reafirmou seu apoio à Fundação Cultural e ao Conselho, principais órgãos de incentivo à cultura de Paranavaí.

O Conselho é composto por 32 membros, sendo 16 representantes da sociedade civil e das áreas culturais atuantes no Município (8 titulares e 8 suplentes), eleitos na Conferência Municipal da Cultura coordenada pela fundação Cultural, e 16 representantes do Poder Público (8 titulares e 8 suplentes), de livre nomeação da Administração Municipal. Continue lendo

Publicado em Academia, Cultura | Com a tag | Deixe um comentário