Lançamento do II Concurso

Na primeira sessão do ano, o presidente da ALAP, José Cauneto, cedeu a presidência da solenidade a Renato Frata, presidente de honra, em reverência pelo trabalho realizado por ocasião da fundação e instalação da entidade.

Em sessão solene realizada na noite do dia 17 de março, no Auditório da UNESPAR, a Academia de Letras e Artes de Paranavaí lançou o II Concurso ALAP “Paranavaí Literária”.

A mesa de honra foi formada pelo presidente da Academia, José Aparecido Cauneto, pelo presidente do Conselho Honorífico da Academia, Renato Benvindo Frata, que presidiu a sessão, que foram ladeados por Ordália Diniz Figueiredo, vice-presidente da Casa Antonio Frederico Ozanan – Lar Vicentino, pelo vereador Leônidas Fávaro, representando a Câmara Municipal, por Maurício Gehlen, presidente do Instituto Maurício Gehlen, mantenedor do Centro Dia do Idoso e do Centro de Convivência do Idoso, e pelo ex-prefeito Rogério Lorenzetti, membro honorário da ALAP.

Para a promoção da segunda edição do concurso literário, a Academia conta com o apoio da Fundação Cultural de Paranavaí e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Paranavaí, além da Casa Antonio Frederico Ozanam (Lar Vicentino), do Asilo Lins de Vasconcelos e do Instituto Maurício Gehlen, mantenedor do Centro Dia do Idoso e do Centro de Convivência do Idoso, entidades que desenvolvem atividades em prol do bem-estar das pessoas idosas.

O concurso tem caráter exclusivamente cultural e visa selecionar e divulgar obras literárias produzidas em Língua Portuguesa por escritores, poetas e contistas nascidos ou residentes no Brasil. Objetiva também incentivar a produção literária no âmbito das cidades da microrregião de Paranavaí, no Noroeste do Estado do Paraná, que integram a área geográfica de atuação da Academia.

O II Concurso ALAP “Paranavaí Literária” será realizado nas categorias poesia e microconto. Na categoria poesia, os autores poderão inscrever trabalhos nas modalidades “poema temático” e haicai.

Os poemas temáticos deverão observar o tema escolhido pela Academia que, para esta segunda edição, versará sobre o idoso e a arte de envelhecer.

Ante o tema escolhido, para a promoção e divulgação do concurso adota-se o slogan: A arte é longa. A vida é breve. O tempo é síntese.

As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 10 de abril até às 23h59 do dia 30 de junho de 2017. A participação é gratuita e aberta a todos os escritores, poetas e contistas nascidos ou residentes no Brasil.

Os resultados serão divulgados no sítio alap.org.br no dia 1º de outubro de 2017, alusivo ao Dia Nacional do Idoso, instituído pela Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006. Serão premiados com troféus os três melhores trabalhos em cada uma das categorias e modalidades, além do melhor a nível regional.

A entrega da premiação ocorrerá no dia 31 de outubro de 2017, durante evento comemorativo do Dia Nacional da Poesia (instituído pela Lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, em homenagem à data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade).

Veja a galeria de imagens, com fotos do fotógrafo Nivaldo Santos.

Esta entrada foi publicada em Academia, Concurso, Eventos e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.